Páginas

"A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte" Ez 33:7

25/09/2012

Amor ou simplesmente obrigação?


 

Apocalipse 2:1Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele
que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:”
Jesus se apresenta como sendo o Senhor, como quem governa sobre a igreja.
Claramente quer estabelecer sua autoridade e Senhorio sobre todos os que o amam .
Também mostra a sua preocupação e cuidado constantes, com todos os seus,
pois os conserva em sua mão e permanece entre eles.
“Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor” Ap 2:4
O senhor tem falado muito ao meu coração nestes últimos dias sobre o primeiro amor.
E é sobre isto que quero dividir com você, peço a Deus que ao ler estas palavras o Espírito Santo de Deus  possa tocar seu coração e algo possa ser transformado em você , algo possa ser transformado e realizado na sua história de vida.
Nesta passagem o Senhor nos ensina uma lição muito forte, pois ao escrever para a igreja de Éfeso em Apocalipse 2:2-4 Ele reconhece seu trabalho e faz um elogio: “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.”
- Era uma igreja, trabalhadora e persistente. - Era uma igreja que não suportava o pecado, tratando-o com firmeza quando ocorria em seu meio.
- Era uma igreja que não era levada ao redor por todo vento de doutrina, mas provava com a Palavra de Deus o ensino de todo pregador que os procurava, expulsando os falsos mestres.
- Era uma igreja sofredora mas resistente, que não cedia diante da perseguição e aflições.
Aos nossos olhos parecia uma igreja muito correta que tinha como alvo obedecer e seguir os passos do Senhor Jesus como muitos de nós ,temos feito, trabalhamos na obra, não nos deixamos levar por qualquer doutrina, somos perseverantes , não desistindo por amor ao nome do Senhor Jesus.
Mais em meio á todos esses elogios , o Senhor Jesus diz algo profundo, apesar de tudo isso de todo esse cuidado , esse povo estava em falta com o Senhor, em algo que fazia toda a diferença , algo profundo e que era essencial na vida deles.
Jesus então os repreende como uma Pai que ama seu filho e quer o seu bem.
De alguma maneira, em algum momento, a relação daquele povo com o Senhor ,esfriou-se.
O amor e a paixão foram substituídos por frieza, tradicionalismo, religiosidade , trabalho árduo mais pouca intimidade.
Como muitas coisas em nossa vida, que começamos com tanto entusiasmo, mais que com o passar do tempo entra em uma mesmice e monotonia do dia a dia. E Jesus, como noivo ainda apaixonado, reclama: você já não me ama mais!
Tanto trabalho importante, tantos sonhos a realizar, tantos afazeres... nenhum tempo para o Senhor.
Mas não é apenas algo a fazer maquinalmente, por obrigação, constrangido, Ele fala daquela alegria na companhia um do outro, o prazer  e orgulho de pertencerem á um Deus que ama incondicionalmente e que devemos amá-lo com o coração grato por tudo que Ele é em nossas vidas.
Talvez nos preocupamos muito em fazer e acontecer , quando o que realmente o Senhor quer é nosso coração por inteiro, redindo á uma intimidade profunda com Ele, uma dedicação á buscar á sua face, sua palavra e momentos de experiência com Ele.
Muitas vezes estamos achando que esta tudo muito bem, e na realidade não conseguimos enxergar que já não estamos dentro da vontade do Senhor há muito tempo, por isso Ele adverte:
Apocalipse 2:5(a)  “Lembra-te, pois, de onde  caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras;”
Procure saber onde ou como foi que você desviou-se da verdadeira intimidade e amor á Jesus, onde começou a indiferença e frieza e confesse seu pecado ao Senhor.
Lembre de I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Essa questão é tão séria que me faz lembrar uma frase que um dia ouvi, onde  a pessoa dizia, muitas vezes pessoas estão pregando e levando outros a serem salvos , e elas mesmos estão perdendo a salvação porque se preocupam só em fazer e não em buscar ela própria, Temos que oferecer aos outros aquilo estamos cheio e temos para oferecer, porque dar aquilo que não possui passa a ser somente oferecer algo do seu próprio eu e não da verdadeira unção vinda do Senhor.
Por isso muitos infelizmente , desistiram no meio da caminhada ou não conseguiram se refazer pois se tornarão orgulhosos, achando que não precisavam de arrepender-se e não procuraram fazer um conserto.
Apocalipse 2:5(b) e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te
arrependas”.
Que falte outras coisas em sua vida e minha vida , mais nunca falte o Senhor Jesus e a paixão de serví-lo e de ser íntimos dEle.
“Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeçaEclesiastes 9:8
Será que nós como igreja do Senhor não vivemos momentos semelhante à de Éfeso? Muito trabalho, muita dedicação, muita seriedade no ensino, na pregação, mas... pouca ou  nenhuma  paixão , intimidade?
O Senhor não se queixa de outra coisa senão da  indiferença.
Será que não caímos nas armadilhas do ativismo ou do ritualismo?
Muito trabalho, apenas para justificar a falta de paixão, de vontade de estar com Deus intimamente aos pés de Jesus numa entrega total ?
O ritual pode ser descontraído, mas também distraído, sem conteúdo, apenas algo a fazer,
mesmo que gostoso, alegre e divertido... porém não dedicado a Deus, ou não feito por amor a Ele e sim agradando somente á vontade humana.
A verdadeira adoração, o serviço que Deus espera, e o verdadeiro louvor, vêm
de um coração apaixonado pelo seu Deus, não importando se sua manifestação é contida ou expansiva.
Será que a coisa não começou a ficar meio chata, apenas um hábito saudável a manter, como
escovar os dentes ou tomar banho? Se não fizer – se não for aos cultos – vou me sentir mal, mas às vezes tenho que me forçar...
Se isso é verdade, ouça então o conselho, ou melhor a exortação do Senhor:
Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras “.
 O que o Senhor deseja é estar conosco todos os dias, desde agora e para sempre. É para isso que nos criou, foi por isso que nos resgatou e por isso devemos aumentar,solidificar,desenvolver, o nosso relacionamento com Ele.
A promessa feita ao vencedor é essa: ele estará com o Senhor, na Sua casa, com Deus, onde há a vida eterna.
Apocalipse 2:7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao
vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.”

Deus abencoe,

Nenhum comentário:

Postar um comentário